Por:
Mestre Pop
Vejamos o que diz o dicionário Aurélio sobre o
termo Mestre: 1.Homem que
ensina; professor; 2.Aquele que é perito ou versado numa ciência ou
arte...3.Homem superior e de muito saber: 4.Aquele que se avantaja em qualquer
coisa: Em criar confusões ele é mestre...11.Guia espiritual; mentor, 13.Aquele
que tem o mestrado (5)...21.Bras. Cap. Título concedido a capoeiristas mais
experientes, com notório saber e longa vivência na capoeira...23.Que é superior
a... 25. Que é o mais importante; que serve de base ou de guia; principal,
fundamental.
O sentido da palavra mestre.
Significa dizer que uma pessoa pode ser um mestre tanto no campo
material como no campo espiritual. No campo espiritual o mestre é um guia, alguém
capaz de elucidar, de polir, capacitar, dar rumo e sentido à existência àqueles
que os seguem como verdadeiros discípulos, com a dualidade da existência do
mestre da luz e das trevas. E no campo das ciências mestre é aquele individuo que
cumpriu um protocolo acadêmico, o individuo que realizou algumas experiências no
campo das ciências, que defendeu uma tese e que contribuiu de alguma maneira na
construção ou na reformulação de um terminado campo de conhecimento.
Como também existem os mestres práticos, indivíduos que acumularam notório
conhecimento e experiência em uma determinada atividade, como por exemplo, mestre
de arma, que é o individuo que domina o conhecimento sobre uma determinada arma,
que conhece a historia e que domina as técnicas de seu manuseio. Os mestres de
obra que são indivíduos que acumularam experiências através do tempo e que
dominam o conhecimento de construção de uma determinada obra, mestre de
embarcação, mestre da pesca, mestre tecelão, etc.
Na essência da nossa reflexão, o verdadeiro mestre é, portanto, aquele
que se tornou senhor de si, isto é, mestre de si mesmo. Alguém com o espírito
diferenciado e mais próximo da iluminação. Segundo Georges Gusdorf: “professores
há muitos; mestres, dignos deste nome são poucos”.
O mestre é. Porque a sua vida tem um sentido, ensina a possibilidade de
existir. Entende-se que os professores ensinam por palavras, e já com os mestres
aprendemos por ações e exemplos. No sentido filosófico do termo a existência do
mestre pode ser mensurada pela qualidade de obra e pelas atitudes de seus
discípulos. “O mestre e o discípulo não se descobrem como tais senão na relação
que os une (...) pode-se dizer que é o discípulo que faz o mestre, e o mestre
que faz o discípulo.” Gusdorf (1970:250). Portanto ser mestre é dar exemplo!
O
sentido de ser mestre no universo da capoeira
E no universo da capoeira
como se configura este termo? O que é necessário para ser um mestre de capoeira?
A capoeira é uma cultura de dimensão plural que se constitui em múltiplos campos
de saberes: música (cantos), ritmos (toques), fundamentos de jogo-luta, ancestralidade,
relações humanas, relação histórica e outros. Portanto para ser um mestre de
capoeira o individuo deve minimamente conhecer este conjunto de saberes que fazem
parte de seu universo, porém não basta dominar o campo da musica, do jogo ou ter
uma boa performance, alto desempenho enquanto lutador. É preciso muito mais. É
preciso ter vivência, maturidade e experiência. Ter sido lapidado através do
tempo, ter adquirido segurança e confiança em si mesmo. Acima de tudo, mestre
de capoeira deve ser aquele que dominou e venceu seu maior adversário: si mesmo.
Aquele que trocou a arrogância e a prepotência pela humildade e que reconhece
que enquanto viver vai continuar apreendendo.
Estamos vivendo o tempo
da promiscuidade e da vulgarização da palavra e do sentido de ser mestre! Hoje
é comum sujeitos que querem ganhar fama, notoriedade, prestigio e dinheiro com
a capoeira, se auto-intitularem mestres ou pagarem a outros para darem a eles
este titulo. Basta o sujeito dar uns saltos, saber fazer um joguinho, trocar
uma porradinha aqui e ali, tocar direitinho um berimbau, dar umas aulas, ter
uns aninhos de pratica, já se torna mestre... E às vezes nem isso!
Em
busca de hegemonia, força e poder
Na lógica de querer
expandir seus grupos, muitos mestres mais veteranos investiram pesado em marketing,
passaram a adotar alunos de outros mestres - muitos até via internet filiavam pessoas
que nunca sequer viram-, pois o objetivo era ganhar prestígio, fama e dinheiro
e ocupar espaços privilegiados. Assim, criaram um mercado cuja lógica era a
busca por hegemonia, força e poder, sendo
o objetivo estratégico a conquista de um mercado que se descortinava e ainda se
descortina, tanto nacional como internacionalmente. E para ver quem vendia
melhor sua imagem e produto passaram a adotar slogans e discursos políticos e
filosóficos radicais para afirmar qual era o melhor grupo, a melhor capoeira, o
melhor mestre. Os embates passaram a existir e ser travados tanto dentro das
rodas como também fora, gerando um verdadeiro campo de batalha, uma guerra que
manchou ainda mais a imagem da capoeira perante a sociedade, como se não
bastasse o processo histórico! Não estou generalizando, pois existem muitos
mestres e grupos com 30, 40 ou mais anos de existência, com pouquíssimos mestres
e outros grupos recém formados com um batalhão de mestres.
Aí eu pergunto: quem
banalizou este titulo, senão os próprios mestres? Infelizmente há muitos
mestres antigos que contribuíram e ainda contribuem para a banalização deste
titulo e não reconhecem sua parcela de responsabilidade. A banalização em minha
opinião se deu quando se instituiu as graduações como monitores, instrutores,
professores etc.
Ainda
sobre a hierarquia na capoeira
Voltando às graduações,
eu mesmo adotei duas graduações adultas e depois as infantis. Hoje reconheço
que foi meu maior erro, por mais que haja exigência para se ter uma graduação,
exames, testes etc., como sempre fiz, a conclusão que cheguei é que tudo isso só
contribuiu para a banalização e para a perda do sentido do que venha ser
realmente um mestre. Pois ao dar qualquer titulo você termina também dando poder
ao aluno! Por isso hoje em dia se vê os chamados instrutores com seu próprio grupo
de capoeira, e quantos? Muitos brigam com seu mestre ou professor e aí vão e montam
seu grupo! Continuando a reproduzir a mesma lógica, querendo ter também um
monte de alunos e também seus núcleos multiplicadores. E para verem como realmente
o sentido de ser mestre esvaziou-se, é que em muitos casos o indivíduo hoje é
mestre e amanhã deixar de ser, quando passa a ser aluno novamente de um grupo que
o adota. Ali ele vai passar a ser um aluno ou meio graduado. Eu mesmo já fiz
isso numa época que quis abraçar o mundo. Esta historia vai longe e quem é do
meio sabe do que estou falando. Na verdade o que vem acontecendo na capoeira
nestas ultimas décadas dá milhares de teses, livros e por aí afora.
Sei que muitos mestres
não irão discordar do que estou expondo, primeiramente não estou escrevendo para
agradar quem quer que seja, ou atacar quem quer que seja, venho aqui de publico
apenas expressar minha opinião quanto às coisas que vêm ocorrendo no universo
da capoeira nestes últimos anos, sem pretensão de ser o dono da verdade, de
estar certo ou errado. Cada um é dono de sua consciência e a minha diz que
devemos repensar o processo docente existente hoje na capoeira.
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